Para saber como escolher o melhor compressor de ar para pintura automotiva é preciso conhecer algumas características imprescindíveis para este equipamento.
Afinal, não basta adquirir qualquer tipo de compressor, é preciso compreender quais são os pontos importantes que devem ser considerados antes da aquisição do produto.
Portanto, preparamos um guia com todas as informações acerca deste tipo de compressor.
A partir disso, torna-se mais fácil escolher um equipamento dentre as melhores opções do mercado.
Melhores compressores de ar para pintura automotiva
Separamos abaixo os melhores modelos de compressores de ar para pintura automotiva. Conheça:
Compressor de Ar Audaz 5HP 20 Pés 150L 175lbf 220V – Schulz
O primeiro compressor de ar de nossa lista é o da Schulz, o Ar Audaz. Seu motor conta com uma potência de 5hp, e o seu acoplamento é direto.
Possui ainda o resfriamento de ar por fluxo forçado, o que garante uma maior vida útil do equipamento, quando comparado com outras opções da mesma categoria.
É um ótimo compressor de ar para pintura automotiva em grande escala. Isto é, recomenda-se o seu uso em grandes indústrias e fábricas automotivas.
Além de ser um produto potente, para trabalhos de altíssima exigência e com grande durabilidade, ele ainda apresenta um sistema de economia de energia. O fabricante afirma que, quando comparado com compressores de ar comuns para o mesmo serviço, nota-se uma redução de até 20% no consumo de energia.
Sendo, portanto, uma opção para alta exigência de serviço, e não apenas para pequenos reparos corriqueiros (por conta do custo benefício).
O peso total deste produto é de 120 kg, estando dentro da pesagem esperada para a robustez e a finalidade da categoria deste equipamento.
Compressor de Ar Pratic Air CSL 20/150 Monofásico – Schulz
Este compressor de ar da Schulz é um pouco mais compacto que a opção anterior, trazendo mais praticidade para o uso no dia a dia.
Do mesmo modo que ocorre com o outro compressor da marca, este também conta com um sistema de economia de energia, trazendo uma redução expressiva no consumo de energia elétrica.
Conta com um reservatório de 150 litros, e uma pressão de operação máxima de 165 libras.
O compressor Pratic Air é monofásico e contém dois pistões. Podendo ser utilizado em grande escala, como em pinturas automotivas industriais.
O peso total do equipamento é de 84 kg, sendo uma das opções mais leves do mercado, considerando a sua estrutura para trabalhos pesados e em larga escala.
Compressor De Ar Direto 1/2hp 40psi Kit Pintura 127/220v – Ferrari
O compressor de ar direto da Ferrari, diferente das opções que trouxemos anteriormente, é perfeito para trabalhos mais pontuais. Isto é, ele não é recomendado para trabalhos muito exigentes, como em indústrias, por exemplo.
Ao invés disso, ele conta com uma robustez durável para trabalhos de média e pequena exigência. Como por exemplo, pequenos reparos em carros, barcos e até serviços residenciais.
Possui um visor que indica quando o óleo do equipamento está com um nível baixo.
Além disso, ele é um produto bivolt, que facilita ainda mais os trabalhos dos usuários deste equipamento.
Outro ponto interessante é que o mesmo conta com borrachas nos pés, capazes de diminuir a sua vibração. Logo, ligeiramente há uma diminuição no ruído gerado pelo produto.
Este compressor de ar direto (sem reservatório), pesa 22,5 kg. O que é relativamente leve quando comparado com outras opções para pintura automotiva.
Dicas de Compressores de ar para Pintura Automotiva
Antes de adquirir o melhor compressor de ar para pintura automotiva, lembre-se de considerar os seguintes pontos importantes:
- O compressor precisa ser utilizado com o complemento de uma pistola para pintura com bico 1.4;
- Sempre antes de pintar, é necessário proteger-se com máscara e luvas;
- A pressão mínima ideal para a pintura automotiva é de 40 libras. Portanto, é imprescindível saber a pressão do equipamento, bem como regular a mesma sempre que for utilizá-lo;
- Não importa a marca que você utilizar para pintar o carro. É muito importante que a distância, a direção e a pressão sejam sempre constantes. Caso contrário, a aplicação da tinta não ficará uniforme e o resultado poderá ser insatisfatório;
- A tinta sempre vai ao reservatório da pistola, nunca no do compressor de ar;
- Considere a demanda de tinta: afinal, investir em um compressor de ar pequeno pode desencadear uma demora maior em serviços de alta exigência. Porém, se a ideia é utilizar o produto apenas para reparos em carros em casa, opções menores e menos exigentes podem cumprir essencialmente o papel de um bom compressor de ar para pintura automotiva.
Com esses cuidados e garantindo as características certas do equipamento, certamente o resultado será o melhor possível. Na dúvida, converse com um profissional!